segunda-feira, 7 de setembro de 2009

SteamPunk

Para entender a roupa apropriada, é preciso compreender a essência do que é steampunk.
O steampunk representa um mundo onde a tecnologia a vapor continua a evoluir, e da sociedade contemporânea, no momento do ápice das descobertas em varios seguimentos de nossa história real e literária na época Vitoriana oa Eduardiana (1836 a 1900)aos tempos de hoje numa visão retro futurista.
Eu diria que a vestimenta seria uma reedição vitoriana futurista.
Por outro lado, capta a essência da estética do primeiro período das produções de ficção científica e também da mesma época, como Jules Verne, GH Welles, bem como romance e romances de aventura, como O Mundo Perdido, Sir AC Doyle.

Então podemos acreditar que o steampunk segue a estética da moda vitoriana e Edwardian e tenta levá-la para uma alternativa de desenvolvimento, e também capturar diferentes tipos de personagens.E observando todas estas informações vamos achando variados trajes e reeditando ao nosso estilo.

Basicamente, a estética Vitoriana masculina é definida muito bem pelo paletó, a antiga casaca, o fraque o dinner jaket,colete, indumentárias e uniformes ja tinahm seu estilo próprio,tipos de capas como a pelerine,sobretudo,capas,suspensólios,elásticos ,presilhas,abotoaduras com brasões em metal, gravatas borboletas,calças culote,camisas gola vovô,encharpes,cartolas e uma variedade de chapeus de acordo as profissões da época.Todas as peças do vestiário muito bem cortado pelas alfaiatarias onde havia grande competição da moda entre ingleses e franceses.
Não vamos esquecer das calças risca de giz e tropical e cambraias que ainda continuam sendo fabricadas nas tecelagens inglesas e importadas pelas principais tecelagens do Brasil.
Devemos sempre pesquizar sobre as profissões da qual deram inspiração a todo vestuário,ja que se baseiam em subficção de descobertas cientistas,romances e aventuras e tudo que fazia se movimentar por engrenagens e vapor e haja vapor!
Todos estes elementos acrescentando uma pitada de futurismo,retrô e comtemporâneo,como oculos: de avição,de proteção,social com detalhes em metais trabalhados,muita telas e correntes com luvas de couro,napas nas cores preto ,pinhão e cru dão um charme especial a produção steampunk.
Onde se agrega o personagem fictício ,o explorador,o cientista,o engenheiro,escritor,soldado,o avnetureiro e outras profissionais da época a uma mistura pessoal criando assim seu próprio avatar.

Sobre as mulheres, seu vestuário é inovador foi certos aspectos.No final do sec XIX é que podemos ver alguma diferença das épocas anteriores.
A cinta uma espécie de espartilho era tambem usadas popularmente foram os homens,para delinear a postura ereta esteticamente correto, com finalidade terapêutica.
O Corset foi usado para a mulher,pois a sociedade da época era muito exigentee foi na moda Vitoriana.Esta é uma peça que não pode ser esquecida no visual steampunk feminino,sendo ele de todas suas formas do clássico ao hibrido,under bust e over bust,waist e suas variações.
Varias padronagens de tecidos que vão da sedas,tafetá,gobelen hoje usados em decoração,chinesas,ducheses,linhos e puro linhos,ramis,tartans,crepes,brocados,lames e calro o algodão puro floral e muitos bordados e pedras.
Podemos cria-los nas cores de bronze,pinhão, baunilha, canela,beige,dourado tudo envelhecido con detalhes de fitas rebitados de cobre e estampados com engrenagens. Os corsets e coletes podem usados com saias curtas, longas, semi longas e tafetá, tule(petitcoats) e gaze e até brim em forma de shorts e saias safari,fica lindo uma linha explorer.
Os calçados que vai de botas com capote á scarpins com polainas com botãozihos forrados.Bolsinhas laterais minusculas,tubos de ensaios,lamparinas,binóculos,lipas e etc...muitos elementos!
Acessórios como luvas e chapéus adornados ,brincos e encharpes,relógios de bolso,colares de pequenos relógios e camafeus,cinturões de couro rebitados não podem faltar a estas produções.
então...boa viagem a esta aventura no minimo exótica ao mundo da subficção!
Rfa!!ficaria horas e horas escrevendo tudo que vem a minha cabeça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tati niati niati tati